segunda-feira, 2 de julho de 2012

Atender às necessidades básicas


Ex.mo Senhor
Presidente da Assembleia Municipal
Ex.mo Senhor
Presidente da Câmara Municipal
Ex.mas e Ex.mos Senhores Deputados


Mede-se a qualidade de vida de uma comunidade pelo nível de satisfação das suas necessidades básicas.
De entre elas estão o abastecimento de energia elétrica e de água, a rede de saneamento, o sistema de recolha do lixo, a rede viária e a prestação dos serviços de saúde, de educação e de apoio social.
Felizmente e de há décadas a esta parte que o concelho viu assegurado o abastecimento de energia a todo o concelho. Seguiu-se o abastecimento de água, a rede viária e o sistema de recolha do lixo.
Já a rede de saneamento tem crescido moderadamente ao longo dos anos e constitui hoje uma das principais preocupações e anseios dos Cabeceirenses da maioria das freguesias e dos seus lugares.
O Estado central, em articulação com o poder municipal, tem assegurado os serviços de saúde, de educação e de apoio social.
Poder-se-á então dizer que Cabeceiras tem as suas necessidades básicas satisfeitas?
Claro que não!
Basta ver o estado das vias de comunicação, um infindável número de buracos, que nem os remendos sucessivos são capazes de esconder. As ruas nas vilas e as estradas que ligam às diferentes freguesias e aos seus lugares são hoje um local de perigos e de desconforto, com inevitáveis custos acrescidos para os seus utentes.
Basta ver a situação da recolha de lixo, que vai deixando, dias após dias, os munícipes com o lixo à sua guarda ou em contentores a transbordar.
Basta ver a forma como a rede de saneamento vai faltando, mesmo em novas zonas urbanas, limítrofes à vila de Refojos de Basto, e de como são tratadas as águas residuais, o que causa muitas preocupações ambientais.
E quanto ao abastecimento de água, mesmo para além da melhoria da rede, continuam-se a verificar muitas críticas.
Por isso, de entre outras, não podemos deixar de aqui referir a situação daqueles que pagam as suas taxas mas da rede de abastecimento não sai um pingo de água, durante parte do dia, nestes períodos de verão.
Esta situação é particularmente sentida por ocasião da presença, entre nós, de muitos conterrâneos que se encontram emigrados.
É neste quadro de referência que nesta Assembleia apelamos à Câmara Municipal para atender às necessidades básicas dos cabeceirenses e daqueles em particular que têm razões redobradas de queixa.
Os Cabeceirenses, todos eles, merecem ser tratados com respeito e dignidade.

Intervenção dos Deputados Municipais, na reunião do passado dia 28 de Junho, 
na Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto

Sem comentários:

Enviar um comentário