quarta-feira, 18 de julho de 2012

Unidade de Saúde Familiar melhora qualidade do serviço de saúde!


No passado dia 2 do corrente mês de Julho, foi inaugurada a Unidade de Saúde Familiar (USF) “O Basto”, em Cabeceiras de Basto, substituindo os serviços de saúde até aí assegurados pelo Centro de Saúde e pelo serviço de atendimento permanente (SAP), no período das 8 às 20 horas, dos dias úteis.
No acto de inauguração, o Dr. China Pereira, médico, presidente da Assembleia Municipal e anterior responsável pela organização da USF, referiu e passamos a citar: “as Unidades de Saúde Familiar representam uma mais-valia na prestação de cuidados de saúde à população, sendo os utentes, praticamente, sempre vistos pelo seu médico de família, com as vantagens daí inerentes”.
Quem somos nós para negar tal evidência?!
Agora, porém, exigem-se explicações políticas.
Esta USF já deveria ter sido criada há cerca de dois anos. Então porque é que o não foi, quando o Dr. China era o coordenador da USF e o representante do ACES no Centro de Saúde?
Quem é que contribuiu, portanto, para que os utentes perdessem essa “mais-valia” e “as vantagens daí inerentes”?
Que interesses foram defendidos durante esse tempo?
Não foram, nas palavras do Dr. China, os interesses dos utentes, isto é os interesses do Cabeceirenses.
Os Cabeceirenses, pelo que foi afirmado, ficaram prejudicados.
Agora, espera-se que urgentemente esta USF se alargue às extensões do Arco de Baúlhe e de Cavez, para que os respectivos utentes beneficiem de idêntica “mais-valia” e das “vantagens daí inerentes”.
Regista-se, assim, que só com o actual Governo e com o Dr. Sá Nogueira, a coordenar a USF, foi possível colocar em funcionamento esta nova unidade, em benefício dos serviços de saúde e dos Cabeceirenses.
Cabeceiras de Basto, 17 de Julho de 2012
Gabinete de Comunicação da Secção do PSD

Sem comentários:

Enviar um comentário