quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Onde está o planeamento?



O novo Centro Escolar do Arco de Baúlhe foi inaugurado no final do ano letivo anterior e entrou em funcionamento no passado mês de Setembro.
O referido Centro foi construído para albergar apenas as turmas do 1.º ciclo das escolas a encerrar na sua área de influência.
Para espanto geral, em Dezembro, a Câmara Municipal decidiu, não se sabe com base em que estudos ou pareceres, fazer adaptações no Centro Escolar do Arco para acolher as crianças do Jardim de Infância do Arco.
Diga-se que o referido jardim de infância estava para ser transferido para as antigas instalações da EB1 do Arco, na Serra, que tinham ficado devolutas.
Depois, no final do ano letivo, em Julho, estava prevista a transferência dos alunos da EB1 da Faia para o Centro Escolar do Arco, mas este deixa assim de ter capacidade para o seu acolhimento. Pelo que aquela escola terá de continuar a funcionar apenas com duas ou três turmas, não respeitando o objetivo definido pelo Ministério da Educação de haver uma turma por ano escolar.
Onde está, assim, o planeamento da Câmara Municipal?
Como se entende que uma obra nova, com três meses de uso, seja sujeita a obras de remodelação?
Estas obras têm custos acrescidos, quem é responsável por isso?
Ou tudo isto não passa de uma manobra política para não melindrar a Junta socialista da Faia, que veria assim sair da freguesia a Escola do 1.º ciclo?
Mal vai o concelho e particularmente a Educação quando as decisões parecem pautadas por critérios de interesse partidário, até porque nenhuma outra foi dada a conhecer.

Cabeceiras de Basto, 4 de Janeiro de 2012
Gabinete de Comunicação da Secção do PSD

Sem comentários:

Enviar um comentário