domingo, 1 de janeiro de 2012

Mensagem de Ano Novo




Inicia-se agora um Novo Ano.
Começa com os habituais festejos, mas sob o signo da incerteza e de uma profunda preocupação.
Fruto do caminho percorrido ao longo dos últimos anos, vemo-nos, hoje, confrontados com uma forte crise, da qual sobressai o desemprego e as dificuldades económicas.
Mas é também nestas circunstâncias que se abrem novas oportunidades, se criam novos desafios. É a ocasião para encetar as mudanças que de outro modo ficariam adiadas.
É pois com este espírito de abertura, com sentido positivo, que encaramos o novo ano.
Ano em que várias reformas irão ser implementadas: reestruturação da administração pública, reforma da administração do poder local, alteração das leis laborais, reforma da Justiça, democratização da economia.
O nosso desafio, de Portugal e dos Portugueses, é o de ganhar competitividade, reduzindo o peso do Estado e promovendo as condições de concorrência e de liberdade económica, de modo a cumprir o vasto programa de medidas negociadas e aceites no memorando estabelecido com a troika.
O ano que agora começa é assim também para nós, Cabeceirenses, um desafio.
Ao longo dos anos, Cabeceiras de Basto tem vindo a contar com a realização de inúmeras obras públicas: piscinas, centrais de camionagem, Tribunal, estradas, escolas e outros equipamentos, que obviamente são positivas.
No entanto, todas essas obras não deixaram de ser apenas pretexto para enfatizar o poder reinante.
Porque continuamos a ser um concelho fustigado pelo desemprego, pela emigração, por baixos níveis de qualificação, pela desertificação das zonas mais serranas, e permanecemos nos lugares mais indesejados nos rankings que aferem os índices do desenvolvimento.
Cabeceiras de Basto precisa de um Plano de Desenvolvimento, integrado e sustentável, que os Cabeceirenses conheçam, que nele se revejam e nele possam investir de forma livre e em igualdade de oportunidades.
Cabeceiras de Basto precisa de um programa que promova as suas potencialidades: o turismo, os produtos locais, o património edificado, as suas belezas naturais, e as suas gentes.
Cabeceiras de Basto precisa de mais liberdade e mais democracia. Só assim haverá verdadeiras condições de investimento, se promoverá o emprego, se lançará as sementes do desenvolvimento.
Neste ano, ocorrerá a reforma da administração do poder local. Ocasião para pensarmos a nossa terra, discutir a melhor forma de a organizar, de a gerir e, com esse processo, obter melhor rendibilidade.
O PSD em Cabeceiras de Basto tudo fará para proporcionar aos Cabeceirenses as soluções que melhor os sirvam.
Assumirá, também, o processo reformista que está em curso e será dinamizador das medidas, junto dos diferentes órgãos de poder, que contribuam para o desenvolvimento do concelho, promovendo o debate, com autonomia, democracia e liberdade.
Aos Cabeceirenses desejo um Ano Novo com sucesso pessoal e profissional e com votos de que as contrariedades, que iremos encontrar, sejam os alicerces do desenvolvimento para o futuro.

Sei que os Cabeceirenses vão vencer as dificuldades.
Tenho esperança no nosso futuro!

Mário Leite
Presidente da CPS

Sem comentários:

Enviar um comentário