sábado, 21 de maio de 2011

Mensagem do Presidente da CPD

Continua em marcha o maior ataque de sempre aos direitos sociais, o emprego é tratado irresponsavelmente e o Estado, nas suas funções mais básicas, falha!

O Governo do Partido Socialista continua a agir obstinadamente contra o Distrito de Braga. São cada vez mais os casos em que atinge os direitos dos cidadãos deste Distrito que trabalham ou que perderam o emprego, que pagam impostos e que merecem protecção social.
Os números recentemente publicados pelo INE demonstram que tinha razão esta estrutura Distrital quando, há cerca de um ano, prognosticou o estado de emergência social para que caminhava o país, mas com particular incidência no nosso Distrito de Braga. Essas circunstâncias motivaram a constituição do observatório para o emprego que já apresentou conclusões, com a preocupação centrada no flagelo social do desemprego. São cada vez mais os jovens e, entre estes, os mais qualificados, que estão desempregados, sem perspectivas de futuro. E são cada vez mais os desempregados que não recebem qualquer tipo de apoio social.
Na saúde, continua o calvário do encerramento de extensões de saúde e de serviços de atendimento, somadas à perda de pessoal médico e auxiliar nos serviços existentes, como é bem patente no novo hospital de Braga. Melhorou nas instalações, mas arrisca-se a perder, e muito, naquilo para que é essencial, a prestação de cuidados de saúde. Para este governo o utente, o cidadão carente de cuidados de saúde, não está no centro das preocupações.
Na segurança assistimos a um clima de greve camuflada de baixa médica, onde os agentes reclamam melhores condições de trabalho. O nosso Distrito foi cobaia deste Governo para experimentar uma solução que coloca os agentes policiais reféns de mais uma estratégia economicista, ainda que a troco da perda de bens essenciais, como a segurança. Quando vemos todos os membros do governo a percorrer o país em verdadeira propaganda política, era bom que o Ministro da Administração Interna explicasse as circunstâncias deste protesto e nos avisasse para as suas consequências.  Com este governo, chegamos ao ponto de neste distrito de Braga assim como em todos os outros, vermos que em muitas áreas o Estado não é capaz de assegurar as suas funções básicas!

É este o lamentável cenário do País, reforçado, pela negativa, no nosso Distrito de Braga.
Todos os dias somos chamados a fazer mais sacrifícios, a troco de menos direitos e protecções sociais.


O Presidente da Comissão Política Distrital de Braga

Dr. Paulo Cunha

Sem comentários:

Enviar um comentário