sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Divisões no PS desencadeiam agitação social


Há uns meses a esta parte que é notória uma forte clivagem no interior do PS local.
Questão menor para o PSD e para os cabeceirenses, não fora o facto de isso se ter transformado numa campanha de alarmismo social e de intoxicação da opinião pública, sem qualquer fundamento, a propósito da reorganização dos serviços do INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica.
De acordo com a orientação definida pelo Despacho n.º 14898/2011, de 3 de Novembro, foi retirada a ambulância SIV – Suporte Imediato de Vida, colocada junto do Centro de Saúde de Cabeceiras de Basto, para a integrar num serviço de urgência básico, tal como se encontra legislado desde o ano passado.
Porém, os Cabeceirenses não foram abandonados à sua sorte. Nos termos legislativos, foi criado um PEM – Posto de Emergência Médico, um serviço coordenado e supervisionado pelo INEM, sedeado nos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, que já anteriormente asseguravam, juntamente com a Cruz Vermelha do Arco de Baúlhe, a assistência em caso de urgência, quando a viatura SIV não se encontrava disponível.
Este processo normal e que ocorreu de igual modo noutros concelhos, sem qualquer reparo ou contestação, foi o pretexto para um acerto de contas, no interior do PS local, com um seu militante e autarca, que é também o presidente da direcção dos Bombeiros Cabeceirenses.
Só que esse processo foi executado no seio do executivo municipal e está a ser levado a cabo em nome do município e dos cabeceirenses.
Repudiamos totalmente estes procedimentos e a tentativa de transformar um acto de gestão, de entidades autónomas, num processo de virar cabeceirenses contra outros cabeceirenses, num litígio entre instituições locais.
A política de dividir para reinar já foi experimentada várias vezes no passado. Recordamos a manifestação em defesa do matadouro, o processo para as eleições na Caixa Agrícola, nos Bombeiros e na Cabasto, para além das manifestações contra a Santa Casa da Misericórdia, a propósito da recuperação do antigo hospital.
Volvidos estes anos, verificamos que o concelho ficou sempre a perder, mas houve alguém que ficou sempre a ganhar.
Neste processo não aceitamos actos de divisionismo, de alarmismo, de demagogia.
Assumimos as conclusões da proposta levada à última reunião da Câmara Municipal em que se propunha defender os interesses do concelho e dos cabeceirenses, constituindo uma comissão para estudar, com a Administração Regional de Saúde e o INEM, a possibilidade de recolocação da viatura SIV em Cabeceiras, num contexto da revisão das estruturas de saúde.
Mas repudiamos todos os actos que visem, apenas e só, ataques institucionais ou pessoais, de cariz político e partidário.
Cabeceiras precisa que se ponham os interesses do concelho e dos cabeceirenses acima dos interesses de quem o governa.
Basta de demagogia, de alarmismo social e de intoxicação da opinião pública, assumidos, irresponsavelmente, em nome do município.
O PS que faça o que quiser, mas que o assuma partidariamente.

Cabeceiras de Basto, 12 de Outubro de 2012
Gabinete de Comunicação da Secção do PSD

Sem comentários:

Enviar um comentário