quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Conferência - JSD Cabeceiras de Basto

No dia 17 de Janeiro de 2014, decorreu na Sede do PSD Cabeceiras de Basto uma Conferência, que focou os temas “Reforma do Sistema Político” e “O que é a Social Democracia”, organizada pela JSD Cabeceiras de Basto. Esta conferência contou com os oradores Alexandre Barros da Cunha – Vogal da Comissão Política Nacional JSD e Conselheiro Nacional do PSD –, André Gustavo – Presidente da JSD Cabeceiras de Basto –, José Joaquim Teixeira – Presidente da Comissão Política de Secção do PSD Cabeceiras de Basto – e Simão Ribeiro – Deputado da Assembleia da República, Secretário Geral da Comissão Política Nacional JSD e Presidente da Comissão Política Regional JSD Porto.

A conferência foi iniciada na voz de André Gustavo, sendo um dos pontos fortes da sua intervenção a referência à Formação Cívica como uma das bandeiras da JSD. Seguiu-se Simão Ribeiro que apresentou o tema “Reforma do Sistema Político”, onde foi ilustrando algumas ideias de um projeto criado pela Comissão Política Nacional da JSD. Essas ideias assentavam na construção de um Estado ainda mais voltado para os seus cidadãos, de forma a torná-lo mais eficaz nas suas práticas e com o qual o povo português se identificasse. O companheiro Simão Ribeiro pediu ainda a colaboração das pessoas presentes nesta proposta de Reforma do Sistema Político de maneira a torná-la mais atrativa, coesa e completa. É notável a audácia deste projeto, o que demonstra um trabalho bastante sólido da Comissão Política Nacional da JSD, liderada por Hugo Soares.

Por sua vez, Alexandre Barros da Cunha esclareceu os presentes sobre o que é de facto a Social Democracia. A sua apresentação principiou com uma contextualização histórica, de forma a explicar como, onde e porque surgiu a Social Democracia, fazendo um paralelismo constante entre a Social Democracia em Portugal e a Social Democracia na Europa. Estava patente no rosto dos que a esta exposição assistiam o interesse por este tema. O companheiro Alexandre Barros da Cunha mostrou-se sempre muito acessível para dar resposta a todas as questões que iam surgindo, tendo sido a interação com o público um fator determinante para o bom desenrolar desta Conferência. 

Depois de concluídas as apresentações sobre a “Reforma do Sistema Política” e “O que é a Social Democracia”, usou da palavra José Joaquim Teixeira, que começou por saudar a JSD Cabeceiras de Basto por esta iniciativa, elogiando o seu esforço e dedicação neste projeto que enriqueceu, sem dúvida, todo concelho de Cabeceiras de Basto.

Para findar, André Gustavo referiu que, concordando ou discordando com alguns pontos dos temas apresentados, é intenção da JSD Cabeceiras de Basto dar aos mais jovens as ferramentas para que o seu crescimento como cidadãos seja mais vincado e completo, nunca numa tentativa de formatação, mas sim de formação do Ser Humano, do Cidadão e da Sociedade.

Assistiram a esta conferência mais de meia centena de pessoas, entre elas militantes, amigos ou simpatizantes do Partido Social Democrata e da Juventude Social Democrata da Secção de Cabeceiras de Basto. Foi-se assistindo durante todo o decorrer desta conferência um debate constante, interessante e produtivo.



A JSD Cabeceiras de Basto distingue-se pela sua ousadia e empenho na construção de um concelho mais e melhor, voltado para a formação das suas gentes. 

Gabinete de Comunicação e Imagem da Secção do PSD

Sem comentários:

Enviar um comentário