quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Conclusão dos trabalhos da 5ª Assembleia Municipal

Assembleia Municipal – 5ª Sessão Ordinária de 2013
A segunda reunião da 5ª Sessão da Assembleia Municipal teve lugar na passada sexta-feira. Esta reunião tinha o propósito de concluir a ordem de trabalhos que, por força do adiantado da hora, fora interrompida na primeira reunião desta sessão, no dia 27 de dezembro.
Dos vários pontos discutidos, destaca-se a designação dos membros da Assembleia Municipal para integrarem a modalidade alargada da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto. Por não se encontrarem reunidas as condições para a apresentação de uma lista de consenso que era um desejo manifestado dos eleitos do PSD, foi apresentada e votada apenas a lista apresentada pelo PS.
A este propósito, e com o intuito incrementar a rendibilidade das sessões deste órgão municipal na busca de melhores soluções, o Grupo Municipal do PSD, pela voz do seu coordenador, propôs que, sempre que a ordem do dia da sessão o justifique, se proceda à realização de encontros prévios entre os responsáveis dos três Grupos Municipais (PS, IPC e PSD) com o objetivo de preparar e/ou negociar assuntos de relevo para os trabalhos da Assembleia Municipal e para o município, como era o caso deste ponto. Esta proposta teve acolhimento positivo das bancadas do IPC e do PS, colhendo também o aval da Mesa da Assembleia Municipal.
Foi, também, votada a proposta de Regulamento do Conselho Municipal de Segurança, assim como a designação de cidadãos de reconhecida idoneidade para integrarem este Conselho Municipal. O Regulamento foi aprovado por unanimidade.
Neste ponto, a Mesa da Assembleia Municipal propôs a constituição de uma comissão constituída por elementos dos Grupos Municipais e da Mesa da Assembleia, para definir o perfil de “cidadão de reconhecida idoneidade” que se ajuste a este Conselho Municipal de Segurança. Esta proposta da Mesa da Assembleia foi aceite por unanimidade, pelos membros municipais.
Da ordem de trabalhos resultou ainda a aprovação por unanimidade do Regulamento Municipal de Execução do Sistema de Indústria Responsável, a eleição de Presidentes de Junta de Freguesia para o Conselho Municipal de Educação, para o Conselho Municipal de Defesa da Floresta e para o Conselho Cinegético Municipal.

Realce-se que esta reunião decorreu num registo mais sereno e produtivo, sem ocorrência de qualquer episódio lateral à ordem de trabalhos, indo ao encontro do solicitado na primeira reunião desta Assembleia Municipal, por Duarte Nuno Bastos coordenador do Grupo Municipal dos eleitos pelo PSD.

Sem comentários:

Enviar um comentário