segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A sessão da Assembleia Municipal mais longa da história

Assembleia Municipal – Sessão de 27 de Dezembro de 2013

Na sexta-feira passada realizou-se a 5ª Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto. O PSD esteve representado pelo seu Grupo Municipal constituído por Duarte Nuno Bastos, Laura Magalhães, Abílio Alves e Fernando Sousa, a qual teve início às 21.30 horas e o final às 05.00 horas da madrugada.
Dos 15 pontos da ordem do dia, destaca-se a votação do Orçamento e das Grandes Opções do Plano. Neste ponto, o Grupo Municipal PSD votou abstenção, justificando a posição assumida através da declaração de voto apresentada à Mesa da Assembleia Municipal abaixo transcrita:

Refira-se que esta declaração foi subscrita por todos os membros do Grupo Municipal do PSD, à exceção do membro municipal Fernando Sousa – Presidente de Junta de Basto, que votou favoravelmente este ponto.
Refira-se, também, que o Orçamento e as Grandes Opções do Plano são os instrumentos principais da atuação do executivo municipal, facto realçado pelos membros municipais eleitos pelo PSD.

Destaca-se também o ponto relativo à votação da Tabela de Taxas, Tarifas e Licenças Municipais. Também neste caso, o Grupo Municipal do PSD votou pela abstenção, justificando a posição assumida através de uma declaração de voto apresentada à Mesa da Assembleia Municipal:

Quer na votação do Orçamento e GOP, quer na Tabela de Taxas, Tarifas e Licenças Municipais, o Grupo Municipal do PS votou favoravelmente, enquanto o Grupo Municipal do IPC votou, respetivamente, contra e a favor.
Foram ainda votados favoravelmente pelo Grupo Municipal do PSD a ata da sessão anterior, o pedido de suspensão da membro da Assembleia Municipal Vera Carvalho, a aprovação de quota de participação no Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave, a internalização da Cantina Municipal, a cessação de participação na Associação de Municípios do Baixo Tâmega e a alteração da Estrutura Orgânica da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Os trabalhos foram interrompidos, dado o adiantado da hora, sendo agendada nova sessão para dar cumprimento aos pontos previstos na ordem do dia, que ficaram por tratar.


Note-se ainda que, lamentavelmente, a sessão acabou por ficar definitivamente marcada pelo confronto aceso, em certa medida despropositado e deslocado no espaço, entre os membros municipais do PS e do IPC, contando ainda com a anuência e participação ativa da Mesa da Assembleia. A discussão desviou-se, em largos períodos da sessão, dos pontos da ordem de trabalho, tendo assumido contornos e proporções que em nada dignificam este órgão municipal. A este propósito, o Grupo Municipal do PSD procurou, com um registo sereno e responsável, apelar ao bom senso e ao confronto útil e oportuno de posições.

Sem comentários:

Enviar um comentário