quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Exige-se segurança na “rotunda da vergonha”!


Há cerca de ano e meio iniciaram-se obras em plena EN 205, no lugar de Lamas – Alvite, para a construção de uma rotunda que fará o cruzamento com a nova variante Lamas – Sobreira.

Passado todo este tempo, mais de ano e meio, a rotunda é um conjunto inacreditável de buracos, num cenário inimaginável em qualquer via de comunicação, quanto mais numa estrada nacional e no principal acesso e à entrada da sede do concelho.

A situação é tão grave e caricata que a pretensa rotunda já foi batizada popularmente de “rotunda da vergonha”.
Mas o essencial é a segurança de quem lá passa, seja a pé, seja de carro.

Ninguém compreende que as obras paradas há longos meses não estejam devidamente sinalizadas e protegidas. Ninguém compreende como se começam obras e se retomam, para deixar o local em situação cada vez pior. Ninguém compreende como não há um plano de recurso para fazer face aos problemas com o empreiteiro.
É obrigação da autarquia zelar pela segurança de pessoas e bens nos empreendimentos da sua responsabilidade, para não invocar as responsabilidades legais vigentes. Esta situação é um manancial de perigos, ainda para mais nestes tempos de chuva!

Há cerca de um mês atrás, o PSD, quer através de uma proposta apresentada diretamente ao Sr. Presidente da Câmara, quer numa intervenção na Assembleia Municipal, chamou a atenção para a situação e propôs que, na impossibilidade de concluir a rotunda (por razões legais com o empreiteiro) a Câmara tinha o dever e a obrigação de pelo menos sinalizar convenientemente a obra e criar uma zona de proteção que evitasse os perigos por que passam todos aqueles que por ali transitam.
Propostas responsáveis e sensatas que caíram em saco roto.
Só podemos concluir que a Câmara não quer mesmo saber do que se passa, porque não pode ignorar a gravidade da situação.
Esta é uma situação ao nível do terceiro mundo, isto é uma vergonha, que coloca Cabeceiras no ridículo.
O PSD exige segurança na dita “rotunda da vergonha”!

Cabeceiras de Basto, 23 de Janeiro de 2013
Gabinete de Comunicação da Secção do PSD

Sem comentários:

Enviar um comentário