sábado, 29 de dezembro de 2012

Os buracos das nossas estradas

Os membros da Assembleia Municipal de PSD fizeram, ontem na sessão daquele órgão municipal, a denúncia do estado das vias de comunicação do concelho, quer no que diz respeito a buracos, quer à deficiente sinalização das obras.
Os perigos espreitam a cada metro, para quem anda a pé ou de carro.
Chamar a atenção para esses factos é um imperativo de quem defende os Cabeceirenses e de nada serve o nervosismo da maioria, porque a realidade não pode ser iludida.
Reproduz-se a intervenção feita.


Ex.mo Senhor
Presidente da Assembleia Municipal
Ex.mos Deputados Municipais
Ex.mo Senhor
Presidente da Câmara Municipal

É com alguma preocupação que temos observado uma contínua deterioração do piso das estradas no nosso concelho.
Recentemente estão em execução algumas obras na sede do concelho, e deficientemente sinalizadas, que agravaram, ainda mais, essas mesmas condições. Dificultam a normal circulação de veículos e potenciaram o risco de acidentes, numa altura em que há um aumento significativo do número de carros a transitar nas nossas vias, devido ao Natal e à passagem de ano.
Factos que são indiciadores de uma planificação deficiente e à falta de articulação entre as diferentes obras.
Quem nos vem visitar ou quem regressa para a quadra festiva merecia melhor cartão de visita, melhor sorte.
Na EN 311, entre a vila de Refojos de Basto e Lodeiro de Arque, continuam as obras de reparação, no entanto, meses volvidos desde o seu início, a conclusão da empreitada parece uma miragem.
E todo o seu percurso, principalmente na via descendente é um continuado perigo para quem nela circula.
O mesmo se pode dizer da Rotunda de Lamas, já designada de “rotunda da vergonha”, situada numa das estradas mais movimentadas do nosso concelho.
As obras iniciaram-se a meados do ano passado e está no estado que é de todos conhecido. Buracos e mais buracos, perigos vários para quem lá passa, de carro ou a pé.
Uma situação verdadeiramente inadmissível.
Mas estes são dois casos dos muitos que se registam, desde as artérias da vila de Refojos de Basto, às vias de acesso às diferentes freguesias do concelho.
Só mais um exemplo significativo, a estrada municipal desde a Ponte de Cavez até Gondiães, com o caótico estado junto à ponte de Moimenta.
Como consideramos que a segurança rodoviária é uma preocupação e prioridade da sociedade civil e compete-nos a nós dar voz aos cidadãos cabeceirenses, reiteramos aqui que estas situações sejam resolvidas o mais rapidamente possível, quer pela rápida reparação das vias, quer pela correcta e necessária sinalização, de modo a prevenir dessa forma possíveis acidentes e evitando transtornos a quem nelas circula. 

Sem comentários:

Enviar um comentário