domingo, 20 de novembro de 2011

A Agricultura em Portugal – Uma Visão Prospetiva




Informação à Imprensa
19 de Novembro de 2011

Série de colóquios promovidos pelo Gabinete de Estudos e Formação prosseguiu ontem
SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA OUVIU QUEIXAS DOS AGRCULTORES EM COLÓQUIO PROMOVIDO PELA DISTRITAL DE BRAGA DO PSD

Sob o tema: “A Agricultura em Portugal – Uma Visão Prospetiva”, o Gabinete de Estudos e Formação Social Democrata da Distrital de Braga do PSD promoveu ontem à noite, numa unidade hoteleira de Braga, um colóquio que contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Diogo Santiago Albuquerque e proporcionou aos agricultores do distrito o esclarecimento de algumas dúvidas.
Vários agricultores e produtores de leite tiveram ocasião de apresentar queixas e preocupações ao governante que esclareceu o empenho do Governo em resolver alguns dos problemas do setor e aproveitar melhor os fundos comunitários a favor da produção nacional.

SECRETÁRIO DE ESTADO REVELA SATISFAÇÃO PELA CRIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA PARA O FUNCIONAMENTO DA CADEIA ALIMENTAR
“A agricultura foi eleita no programa do Governo como um setor estratégico para o país. É algo que foi sendo negligenciado na última década. A agricultura foi dada como garantida, os alimentos foram dados como garantidos através da importação por serem mais baratos e a agricultura acabou por ser dada como algo pouco importante”, disse Diogo Santiago Albuquerque para justificar o estado a que chegou o setor em Portugal.
O Secretário de Estado disse ainda “Portugal não podia continuar a viver com orçamentos irrealistas que apenas se traduziam na criação de dívida aos agricultores e nada mais”, denunciando aquilo que classificou como sendo a “irresponsabilidade da ação do ministério nos últimos anos”, garantindo que o atual Governo está a trabalhar com grande criatividade para encontrar soluções realistas para o setor.
O governante disse ainda que um dos pontos estratégicos da política do Governo é a produção: “Portugal precisa equilibrar a sua balança comercial. Há zonas, como esta onde estamos, que estão vocacionadas para a produção de alimentos. Por isso, devemos fazê-lo. Se o mercado não remunerar convenientemente essa atividade, o Governo deve fazê-lo”, disse, acrescentando que também o associativismo dos agricultores é um dos eixos fundamentais para o bom funcionamento do setor, lembrando que em Portugal apenas 20% do setor funciona em associação.
“A regulação da cadeia alimentar é também fundamental para melhorar a situação. Quando há contração de preços ela dá-se apenas no produtor e não no consumidor final. Este é um problema global que a União Europeia e também Portugal estão a procurar resolver”, acrescentou o Secretário de Estado, revelando que“ainda ontem foi criada a Plataforma para o Funcionamento da Cadeira Alimentar, em que se sentam à mesa produtores, transformadores e distribuidores. Esta é uma boa notícia, pois conseguirmos sentar à mesa as várias partes implicadas na cadeira alimentar para discutir aspetos como prazos de pagamento e outros é já de si um bom sinal”.
O evento contou também com a presenta de Francisco Marques, Presidente da CAVAGRI (Cooperativa Agrícola do Alto Cávado) que explicou o funcionamento do setor cooperativo e com Paulo Cunha, o presidente da Distrital de Braga do PSD, que assim continua a proporcionar o debate dos temas que mais preocupam empresários e cidadãos do distrito, através destes encontros e colóquios, abertos não apenas aos militantes social-democratas, mas a todos os que queiram apresentar os seus pontos de vista.

PRESIDENTE DA DISTRITAL DE BRAGA DIZ QUE À MISÉRIA DO SETOR NÃO SE PODE RESPONDER COM POLÍTICAS MISERABILISTAS
Paulo Cunha mostrou-se muito satisfeito com o nível das perguntas e da participação trazidas para este colóquio, “o que revela a preocupação dos agricultores mas também a sua disponibilidade para serem parte da solução e ajudar o Governo a resolver os problemas do setor”. A encerrar o colóquio disse que o “estado miserável a que chegou a nossa agricultura, fruto de políticas erradas e falta de visão política, não pode ter como resposta uma política também miserável. À miséria a que chegou a nossa agricultura temos que ser capazes de responder com políticas de crescimento e de apoio eficazes”, afirmou, lembrando que “para inverter o ciclo em que este setor económico caiu é, desde logo, necessária coragem. Desde logo, dos agricultores. Temos que ter uma perspetiva mais empresarial. Bem sei que a nossa realidade no distrito é diferente da que se vive no Alentejo ou noutros países. Mas isso não pode ser motivo para que nada seja feito. Esse é o motivo para que façamos diferente, mas não é motivo para que cruzemos os nossos braços”, alertou.
“Estou certo que o que aqui hoje aconteceu é uma demonstração inequívoca da vontade, diversidade e tradição dos nossos agricultores. Estou certo que estes nossos agricultores verão na postura do nosso Governo que há um novo caminho a trilhar para o futuro”, concluiu.


PARA INFORMAÇÕES ADICIONAIS, LIGUE POR FAVOR PARA 964368071

Fotos e vídeos do evento disponíveis em www.psdbraga.blogspot.com e em www.facebook.com/psddistritalbraga



psdbraga

Sem comentários:

Enviar um comentário