segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ideias 2020 – um projeto para Cabeceiras



A apresentação pública da iniciativa “ideias 2020 – um projeto para Cabeceiras” teve lugar no passado dia 15 de Outubro, em Alvite.

O Eng. Duarte Nuno Bastos apresentou a iniciativa, os seus objetivos, a estrutura funcional e a equipa de trabalho.

O Dr. Telmo Bértolo anunciou alguns dos temas a merecer análise e deu o contributo da sua opinião sobre a área da Educação, em particular.

Seguiu-se o Sr. Mário Campilho que fez uma reflexão sobre o passado do concelho e apontou para o que tem de ser feito para um futuro melhor. Registou como objetivos: o povoamento do concelho, a qualidade de vida, o turismo. Enfatizou as potencialidades do concelho e defendeu que o futuro não pode estar dependente dos humores dos dirigentes. A sociedade civil deve ser mais empreendedora, deve existir uma nova forma de pensar e agir, deve haver uma mudança, sem medo e em resultado de um debate aberto de ideias e projetos.

O Dr. Gaspar Miranda Teixeira, numa intervenção bem-humorada, mas crítica da atual situação política, abordou a governação autárquica, a falta de democraticidade na sua gestão, o deficiente planeamento das obras e, com exemplos práticos, deu nota dos resultados negativos dos últimos anos. Apelou a que os cabeceirenses não se resignem e que todos lutem para que em Cabeceiras se possa, de novo, respirar um ar de liberdade.

O Prof. Mário Leite terminou o painel analisando a situação do concelho e apontando os objetivos desta iniciativa e do trabalho que com ela se pretende atingir. Afirmou que o PSD sempre apresentou aos cabeceirenses alternativas programáticas e de equipas autárquicas. Há, por isso, um longo historial de propostas, de ideias, de compromissos. Agora é a ocasião para enriquecê-lo com a participação de todos quantos estejam disponíveis para colaborar. É pela participação cívica que se pode promover a mudança que se exige. É tempo de olhar para o desemprego, o despovoamento, as carências sociais, a juventude, a emigração, o planeamento, o urbanismo, a educação, a cultura, os recursos naturais. Apelou a que se construa um projeto de desenvolvimento sustentado para todo o concelho e para o bem-estar dos Cabeceirenses.
No final, todos os presentes usaram da palavra para enfatizar o trabalho apresentado e apresentar desde logo algumas sugestões.
Foram abordadas os seguintes temas: a valorização das competências, o planeamento, as políticas de juventude, a abertura à sociedade civil, a fixação das pessoas no concelho, o emprego, os recursos locais, a industrialização, a agricultura, o agro-turismo, o apoio social.
Foi ainda enfatizada a atitude política. Há que criar um ambiente político novo, de abertura à sociedade civil, de liberdade, de democraticidade. Como afirmou uma das participantes, “é necessário fazer as pazes entre os Cabeceirenses”.
Esta apresentação pública foi o primeiro passo. Outros se seguirão.
O email (ideias.2020@gmail.com), o blogue (ideias2020.blogspot.com) e a conta no Facebook (facebook.com/ideias202) estão desde já à disposição de todos os interessados.
Agora, há um longo caminho que vos convidamos a percorrer connosco.
Esperamos contar convosco, para em conjunto podermos dar de novo futuro a Cabeceiras e aos Cabeceirenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário