quinta-feira, 2 de abril de 2015

Eleições Intercalares Executivo Municipal

Partido Social Democrata
Rua das Pondres (Quinchoso)
4860-402 Cabeceiras de Basto

COMUNICADO – Eleições Intercalares Executivo Municipal

O PSD de Cabeceiras de Basto vem tornar público que:

1. Após a demissão do Dr. China Pereira, o PSD defendeu a realização de eleições intercalares. Estava em causa a legitimidade política do novo Executivo Municipal, como princípio para a estabilidade da gestão pública do concelho.

2. O PSD mantém que falta legitimidade política ao atual executivo e que esta resulta do comportamento irresponsável do Partido Socialista local, como demonstram os fundamentos da demissão do Dr. China Pereira. O PS provocou esta situação política grave e era ao PS que competia resolvê-la.

3. O PSD afirmou, e continua a afirmar, que a única forma de legitimação política do Executivo Municipal seria através da devolução da voz aos cabeceirenses. Esta posição foi, igualmente, defendida pela Comissão Política Distrital do PSD. Acresce que tanto o IPC como o CDS foram também favoráveis à realização de eleições intercalares.

4. Na Reunião de Câmara de 13.março.2015, o vereador independente Mário Leite afirmou “…o IPC e o PSD assumam e concretizem o derrube da Câmara Municipal, eu não colocarei qualquer obstáculo a tal desiderato”. Na Reunião de Câmara de 27.março.2015 veio afirmar “Concluo, portanto, que não se tornou possível concretizar essas intenções de derrube do executivo em exercício.”.

5. Durante este tempo, o PSD realizou contactos com as diferentes forças políticas, que comprovam a convicção e seriedade com que defende eleições intercalares.

6. O PSD contactou todos os elementos da lista à Câmara Municipal da coligação “Cabeceiras Mais Futuro”, indicados pelo PSD. Recorde-se que esta lista fora escolhida e encabeçada pelo vereador Mário Leite.

7. Os elementos Manuel António Teixeira (2º na lista), Fátima Marinho (3º na lista), António Afonso (5º na lista), Ricardo Leite (1º suplente), Sílvia Teixeira (3º suplente) e Mariana Sá Nogueira (5º suplente), assinaram a declaração de renúncia ao mandato, numa posição pessoal em concordância com a orientação política do PSD.

8. Os elementos Domingos Monteiro (7º na lista) e Goretti Alves (2º suplente), quando contactados, mostraram intenção de falar entre si e com o vereador Mário Leite.
Informaram, posteriormente, que não assinariam a declaração de renúncia ao mandato, numa posição pessoal que inviabiliza o processo de eleições intercalares. Estas posições foram tomadas antes da Reunião de Câmara de 27.março.2015, pelo que tudo indica terem sido concertadas com o vereador Mário Leite, revelando “batotice política”: por um lado afirma-se publicamente que não se colocaria qualquer objeção ao processo de eleições e, ao mesmo tempo, tomam-se posições que inviabilizam esse processo.
O PSD desmascara a falta de seriedade política da posição do vereador Mário Leite, que, deste modo, compactua com a atitude irresponsável do PS local.

9. O PSD é sério ao defender as eleições intercalares. As declarações de renúncia assinadas foram entregues ao atual Presidente de Câmara, como prova da seriedade da posição assumida. O PSD é consequente com a posição que defende.

10. Contrariamente ao que se noticiou, não haverá eleições intercalares única e exclusivamente por responsabilidade do vereador Mário Leite, dando cobertura ao comportamento leviano do Partido Socialista que provocou a instabilidade no executivo municipal, perturbando o dia-a-dia dos cabeceirenses.

11. O PSD continuará a defender as suas posições e os seus princípios nos órgãos autárquicos em que está representado contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento de Cabeceiras e para um futuro com mais esperança para os cabeceirenses.

Cabeceiras de Basto, 02 de abril de 2015
A Comissão Política do PSD de Cabeceiras de Basto

Sem comentários:

Enviar um comentário