segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Desemprego acima dos 22%

Segundo os dados do IEFP, Cabeceiras de Basto encerrou o ano de 2012 com 1.512 desempregados.
Por seu lado o INE atualizou os dados do desemprego no distrito, de que o Diário do Minho, na sua edição de 3 de Fevereiro, deu conta, referindo "Já o concelho de Cabeceiras de Basto sai penalizado pela atualização dos números sobre a população ativa, que colocaram a sua taxa de desemprego acima dos 22 por cento".
Isto quando o distrito regista resultados mais positivos que a média do país, no indicador de atividade e na taxa de desemprego, sendo que a população ativa de Braga sobe mais do que a média nacional e faz cair a taxa de desemprego.
Noutra passagem, refere a mesma edição do citado jornal, "Enquanto que Braga é um dos concelhos com melhores indicadores de atividade, Cabeceiras de Basto é um dos municípios com o cenário mais negro. Tem a taxa de desemprego mais elevada da região e uma das populações menos ativas. Num universo de 16.710 [*] residentes, o concelho regista 6.758 [*] indivíduos ativos, ou seja 40,44 por cento da população total. Os 1.512 desempregados que foram contabilizados pelo IEFP para o final de 2012 expressam uma taxa de desemprego de 22,37 por cento, ou seja quase mais sete pontos que a taxa do distrito e mais seis que a taxa de desemprego nacional". [* valores corrigidos posteriormente já que no texto original eram indicados os valores de Celorico de Basto.]
Este cenário vem confirmar quanto o PSD tem vindo a denunciar: no nosso concelho não tem havido uma política ativa de promoção do emprego, de captação de investimento, há uma manifesta falta de empreendedorismo e acima de tudo um controlo municipal sobre a vida económica que em vez de a promover a atrofia.
Estes resultados vêm demonstrar, mais uma vez, que o propalado desenvolvimento do concelho afinal revela os piores resultados de todo o distrito, em indicadores essenciais: o indicador de atividade e na taxa de desemprego.
É por isso que a coligação Cabeceiras + Futuro terá como principal objetivo a criação de mais emprego, de forma a ser determinante no desenvolvimento e progresso da nossa terra, assim como na vida dos cabeceirenses.


Cabeceiras de Basto, 11 de Fevereiro de 2013
Gabinete de Comunicação da Secção do PSD

Sem comentários:

Enviar um comentário