quarta-feira, 2 de julho de 2014

Posições do Grupo Municipal do PSD - Assembleia Municipal

3.ª Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto
Posições do Grupo Municipal do PSD

Período de “Antes da Ordem do Dia”
O Grupo Municipal PSD apresentou uma declaração onde deixou claro que o PSD é um partido que “estará sempre disponível para construir soluções de compromisso que respondam aos anseios dos cabeceirenses” mas que “não está disponível para acertos de contas com o passado, que pouco interessam ao sentido do mandato”. Mais referiu que a Assembleia Municipal é a “casa da democracia local, onde tem de haver espaço para o uso da palavra, para o debate democrático e para a defesa própria” e que a condução dos trabalhos deve ser repensada, “centrando os tempos nos assuntos de real importância para Cabeceiras.” (veja aqui a o texto completo da declaração).

Período da “Ordem do Dia”
O Grupo Municipal do PSD concordou os argumentos apresentados para o abandono daquela associação, pelo que votou favoravelmente. Ainda assim, questionou o Executivo Municipal acerca dos projetos envolvidos neste programa (Crescer a Valer, Envelhecer Saudável, Serviço de Telemedicina).

Beneficiação da Rede Viária Municipal – Proposta de Recomendação
O Grupo Municipal do PSD entendeu que após os esclarecimentos prestados pelo Sr. Presidente da Câmara, o efeito da recomendação ficou assumido, pelo que a proposta de recomendação deveria ser transformada num pedido de informação detalhada, ao Sr. Presidente da Câmara, sobre o plano de ação sobre a rede viária municipal.

Fixação das Taxas de IMI, IRS, Tarifas e Licenças e aplicação de outras taxas – Proposta de Recomendação
Tendo votado favoravelmente neste ponto de trabalho, o Grupo Municipal do PSD afirmou que os cabeceirenses conhecem bem qual é a posição do PSD relativamente à carga fiscal local. Defendeu, ainda, que deve haver uma revisão do mapa fiscal numa perspetiva global e não apenas de este ou aquele imposto. Afirmou que o PSD irá apresentar propostas concretas já no Orçamento para 2015, a ser preparado nos próximos meses.

Tomada de Posição sobre o Encerramento de Jardins de Infância e Escolas do Primeiro Ciclo
O Grupo Municipal do PSD, com exceção de Abílio Alves, absteve-se na votação deste ponto dizendo que é contra o encerramento dos Jardins e Infância e Escolas do Primeiro Ciclo. Contudo, o voto pela abstenção deve-se ao facto de considerar não ser pertinente a adenda apresentada pelo Grupo Municipal do PS pois, a Câmara Municipal é que deve ser a interlocutora dos cabeceirenses junto do Governo. A mesma, segundo informações as prestadas, já se encontra a fazer um trabalho nesse sentido, e com o qual o PSD está solidário.

Tomada de Posição sobre a Alteração e Redução de Valências do Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE – Unidade de Guimarães
Este ponto foi votado por unanimidade, tendo o Grupo Municipal do PSD manifestado uma posição de defesa pela qualidade de vida dos cabeceirenses e pela sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde. O Grupo Municipal mostrou estar disponível, em sede de Comissão Permanente, para aprofundar esta posição da Assembleia Municipal.

Foram votados ainda, por unanimidade, a Proposta de Regulamento de Utilização e Funcionamento da Ecopista do Tâmega e Abandono da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, tendo o Grupo Municipal do PSD, sobre este último ponto, questionado o Executivo Municipal acerca dos projetos envolvidos neste programa (Crescer a Valer, Envelhecer Saudável, Serviço de Telemedicina). Na análise da informação escrita pelo Sr. Presidente de Câmara, o Grupo Municipal do PSD alertou o Executivo Camarário para a falta de abastecimento de água ocorrida em Chacim e para a necessidade de assegurar o abastecimento de água às populações, com especial atenção ao período de verão.

Cabeceiras de Basto, 02 de julho de 2014
Os membros do Grupo Municipal do PSD

Sem comentários:

Enviar um comentário