domingo, 15 de março de 2015

Eleições Intercalares Executivo Municipal

Partido Social Democrata
Rua das Pondres (Quinchoso)
4860-402 Cabeceiras de Basto

NOTA INFORMATIVA – Eleições Intercalares Executivo Municipal

Após as últimas divulgações nas redes sociais e em órgãos de comunicação, o PSD de Cabeceiras de Basto vem tornar público que:

1. O PSD foi a primeira força política a afirmar com clareza a necessidade de eleições intercalares como forma de devolver a estabilidade à situação política de Cabeceiras de Basto.

2. O PSD não está representado no Executivo Municipal. Recorde-se que foi retirada a confiança política ao vereador independente Mário Leite, em julho de 2014.

3. O PSD regista, com agrado, a posição do CDS-PP, favorável à realização de eleições intercalares.

4. O PSD recorda que esta crise política tem origem na atitude irresponsável do PS local. Estranha-se o silêncio ensurdecedor do Partido Socialista, num momento tão delicado na vida política do concelho.

5. Sendo público que o PSD não está representado no Executivo Municipal, a renúncia ao mandato cabe, em primeira instância, aos vereadores do Movimento Independentes por Cabeceiras e ao vereador independente Mário Leite. O PSD espera que passem das palavras aos atos. Apenas neste caso estarão reunidas condições para iniciar o processo de eleições intercalares, que o PSD defende e defenderá.

6. Após a retirada da confiança política, o vereador Mário Leite deixou de representar o PSD no Executivo Municipal. O PSD foi claro na sua intenção de devolver a voz ao povo. O vereador Mário Leite conhece a posição do PSD, bem como, das diferentes forças representadas no executivo. Dessa forma, não se deve furtar à responsabilidade que assumiu.

7. O PSD condena o lançamento repetido de informações e notícias imprecisas, com intenção de condicionar a opinião dos cabeceirenses. O PSD é coerente e não tem nada a recear. Defende e defenderá as eleições intercalares como única solução para resolver a instabilidade política resultante da irresponsabilidade do PS.

8. O PSD procura uma atuação responsável e de respeito pela vontade dos cabeceirenses, afirmando-se como a alternativa política para o desenvolvimento de Cabeceiras.

Cabeceiras de Basto, 15 de março de 2015
A Comissão Política do PSD de Cabeceiras de Basto

terça-feira, 10 de março de 2015

Partido Social Democrata
Rua das Pondres (Quinchoso)
4860-402 Cabeceiras de Basto

Reveja aqui a intervenção de Duarte Nuno Bastos, ontem, na Rádio Voz de Basto:


domingo, 8 de março de 2015

Demissão do Presidente da Câmara, Dr. China Pereira


Partido Social Democrata
Rua das Pondres (Quinchoso)
4860-402 Cabeceiras de Basto

COMUNICADO – Demissão do Presidente da Câmara, Dr. China Pereira

Foi anunciada a demissão do Presidente de Câmara, Dr. China Pereira, a ter efeitos a partir do dia 10 de março, sendo o cargo de Presidente de Câmara assumido pelo Vice-Presidente Francisco Alves. O PSD de Cabeceiras de Basto torna pública a seguinte posição:

1. O PSD afirma que a demissão do Sr. Presidente da Câmara é um assunto sério, com consequências para Cabeceiras e para os cabeceirenses. O PSD entende que esta demissão resulta de um comportamento irresponsável por parte do Partido Socialista de Cabeceiras de Basto.

2. O PSD entende que, embora exista legitimidade formal, torna-se necessária uma legitimação política para o Executivo Municipal e para a gestão municipal. É evidente que o programa político mais votado nas últimas autárquicas está posto em causa e necessita da legitimação dos cabeceirenses.

3. O PSD afirma que em democracia a legitimação política resulta do voto das populações. O PSD afirma que só devolvendo a voz ao Povo poderemos esclarecer a vontade dos Cabeceirenses.

4. O PSD acredita que a alternância democrática é a garantia da liberdade e defesa dos munícipes. O PSD está a afirmar um caminho de responsabilidade, renovação e seriedade, colocando em primeiro lugar o interesse de Cabeceiras e dos cabeceirenses.  

Cabeceiras de Basto, 08 de março de 2015
A Comissão Política do PSD de Cabeceiras de Basto

quinta-feira, 5 de março de 2015

Auditoria à Gestão Municipal

Partido Social Democrata
Rua das Pondres (Quinchoso)
4860-402 Cabeceiras de Basto

COMUNICADO – Auditoria à Gestão Municipal (2005-2009 e 2009-2013)

Após a divulgação e análise do relatório da auditoria à gestão municipal nos mandatos de 2005-2009 e 2009-2013, o PSD de Cabeceiras faz divulgar que:

1. O PSD votou favoravelmente a realização desta auditoria à gestão municipal. O PSD sempre defendeu uma gestão municipal transparente e clara. O PSD mantém a defesa da atuação política de transparência.

2. O PSD entende que as conclusões do relatório de auditoria não são surpreendentes. Elas revelam uma tendência para a diminuição da autonomia do município e confirmam, claramente, as opções políticas assumidas pelos executivos municipais dos últimos anos. Estas opções contaram com a oposição política por parte do PSD de Cabeceiras.

3. O PSD entende que as conclusões confirmam uma gestão baseada na municipalização da dinâmica local e no peso (protagonismo) da administração pública local; uma gestão baseada no endividamento e no acesso ao financiamento comunitário sem estratégia clara.

4. O PSD assume que a política de desenvolvimento do concelho deve passar pela descentralização da decisão, pelo apelo à iniciativa e ao mérito da sociedade civil. O concelho deve ter um desígnio forte de criação de riqueza sustentável.

5. O PSD entende que as conclusões deste relatório revelam, portanto, as escolhas políticas dos últimos executivos e responsabilizam o Partido Socialista e todos os diretamente envolvidos na gestão municipal nos períodos auditados, mesmo aqueles que entretanto se tornaram críticos, reconhecendo a justeza das críticas do PSD ao modelo de gestão municipal.

6. O PSD está focado em afirmar as diferenças políticas no projeto para concelho. O PSD de Cabeceiras acredita ser a única alternativa política para o desenvolvimento sustentado de Cabeceiras de Basto.


Cabeceiras de Basto, 05 de março de 2015
A Comissão Política do PSD de Cabeceiras de Basto

domingo, 1 de março de 2015

VOTOS DE CONGRATULAÇÃO


Partido Social Democrata
Rua das Pondres (Quinchoso)
4860-402 Cabeceiras de Basto

NOTA INFORMATIVA – VOTOS DE CONGRATULAÇÃO

O Grupo Municipal do PSD, na sessão da Assembleia Municipal de 27 de fevereiro de 2015, apresentou dois votos de congratulação, os quais transcrevemos abaixo.

VOTO DE CONGRATULAÇÃO – UNIDADE CUIDADOS CONTINUADOS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE S. MIGUEL DE REFOJOS.

1. A Santa Casa da Misericórdia de S. Miguel de Refojos abriu ao público uma unidade de cuidados continuados, instalada no antigo hospital.

2. O PSD de Cabeceiras considera que a abertura desta unidade de saúde é uma excelente notícia para Cabeceiras e para os cabeceirenses. Além da evidente melhoria das respostas na prestação de cuidados de saúde aos cabeceirenses, esta unidade tem, ainda, um impacto positivo na dinâmica local, com reflexo em várias áreas da economia local.

3. O PSD saúda o esforço e determinação com que a Sta. Casa da Misericórdia conduziu este processo, mesmo contra ventos e marés.

CENTRO UNESCO – CASA DO TEMPO

1. Sendo público que foi aceite a candidatura que visava a criação de um Centro da Unesco, na Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto, o PSD de Cabeceiras felicita o Executivo Municipal por esta iniciativa que acrescenta valor à dinâmica do concelho.

2. O PSD reconhece que este Centro da Unesco valoriza a “Casa do Tempo”, potencia as valências disponibilizadas aos visitantes e que reconhece o mérito do trabalho que é desenvolvido neste equipamento municipal.




Cabeceiras de Basto, 28 de fevereiro de 2015
A Comissão Política de Secção do PSD de Cabeceiras de Basto